Esta segunda-feira, dia 7 de abril, é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Em vigor desde 2016, por meio da Lei nº 13.185, a data tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater práticas nocivas no ambiente escolar. Para marcar este dia, uma ação, que faz parte do projeto “Amigo Sim! Bullying Não”, foi realizada na EMEB Santo Seno.
A ação, desenvolvida com o apoio da Secretaria de Educação, contemplou atividades que envolveram música, teatro e palestra — iniciativas com o objetivo de promover o respeito às diferenças e a empatia entre os estudantes.
Os alunos do 4º e 5º anos participaram também de uma conversa com a Guarda Civil Municipal (GCM). Para os alunos dos 1º, 2º e 3º anos, foi realizada uma palestra com uma psicóloga que faz parte da equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação.
A diretora Fabiana Martins Alencar ressaltou a importância de tratar o tema dentro do ambiente escolar.
“Muitas vezes, os alunos encaram o bullying como simples apelidos, mas, na verdade, são ofensas que causam sofrimento real e podem até impedir a criança de querer vir à escola”, afirmou.
Segundo ela, mesmo com normas de convivência já estabelecidas, ainda são registrados casos de bullying, o que exige um trabalho constante de conscientização.
As atividades realizadas estão vinculadas ao projeto “Amigo Sim! Bullying Não”, oferecido gratuitamente a instituições de ensino em todo o país, com o foco de promover o combate ao bullying e à violência nas escolas brasileiras. Idealizado por Cláudio d’Santana, o programa busca promover a conscientização dos alunos por meio de atividades lúdicas e práticas voltadas ao desenvolvimento da inteligência emocional.
As ações do projeto colocam o estudante como protagonista. Por meio de dinâmicas interativas, os participantes são convidados a refletir sobre suas atitudes, colocar-se no lugar do outro e compreender os impactos negativos causados por comportamentos violentos e discriminatórios. A proposta é conscientizar de forma leve, divertida e eficaz, criando um ambiente escolar mais saudável e respeitoso.
A base é o ciclo de aprendizagem vivencial, que utiliza a experiência prática para consolidar novas informações, por meio das seguintes etapas: vivência (realização da dinâmica); relato (compartilhamento de reações, sentimentos e emoções durante a atividade); processamento (análise do que ocorreu na dinâmica); generalização (comparações e analogias com o cotidiano); e aplicação (uso do que foi vivenciado no dia a dia).
Além de prevenir o bullying, o projeto busca evitar traumas que podem comprometer o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, influenciando sua autoestima, comportamento e até o desempenho escolar. Casos extremos, como tragédias em escolas, mostram a urgência de ações preventivas eficazes como essa.
Conforme a Lei nº 13.185/2015, o bullying é considerado uma forma de intimidação sistemática, caracterizada por atos físicos ou psicológicos de humilhação, agressão ou discriminação. A legislação prevê que escolas desenvolvam medidas de conscientização e combate a esse tipo de violência, como o “Amigo Sim! Bullying Não”, e outras ações trabalhadas ao longo de todo o ano nas escolas de Olímpia.
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