O índice, que é o principal indicador de qualidade na educação do país, é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb varia numa escala de 0 a 10 e é calculado a cada dois anos, com base em duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o fluxo escolar.
A nota de 2023 é superior à alcançada pelas escolas municipais de Olímpia, no último levantamento, em 2021, quando a cidade atingiu 6,3, resultado que teve influência dos impactos da pandemia, que afetaram o sistema de aprendizagem no país como um todo.
Assim, o Ideb 2023 volta a evoluir e se iguala ao de 2019, quando as escolas municipais também alcançaram nota 6.9, no entanto, houve melhoria nas notas de 6 das 10 unidades escolares do ciclo I, na comparação com 2019. O resultado é o melhor alcançado por Olímpia desde que o Ideb foi criado, em quase 20 anos.
Ainda segundo análise do relatório, o índice de Olímpia para os anos iniciais (1º a 5º ano do Ensino Fundamental) superou a meta de 6.7 estipulada para o ciclo em 2021, como os resultados gerais do Ideb Nacional (6.0) e do Estadual (6.5).
Das 10 escolas municipais, 4 tiveram desempenho acima de 7.0, sendo a EMEB Theodomiro da Silva Melo (7.7), EMEB Prof. Washington Junqueira Franco, no distrito de Baguaçu, (7.7), EMEB Professor Maurício Cesar Alves Pereira (7.5) e EMEB Professor Reinaldo Zanin (7.4).
O Ideb também contempla os anos finais do Ensino Fundamental regular, de 6º a 9º ano, e o Ensino Médio. Nessas categorias, os melhores resultados de Olímpia foram obtidos pela Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino (6.6) e pela ETEC (6.3), respectivamente.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os resultados são importantes para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro e, assim, aprimorar a educação para que o país alcance níveis educacionais compatíveis com seu potencial de desenvolvimento.
Os dados completos estão disponíveis no Portal GOV.BR: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados
Comentários: