Olímpia Minha Cidade

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 12 de Novembro 2025
Flávio Olmos quer isenção de IPTU em vias sem iluminação ou com buracos

OLÍMPIA

Flávio Olmos quer isenção de IPTU em vias sem iluminação ou com buracos

Texto de autoria do presidente da Câmara busca incentivar eficiência nos serviços públicos

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente da Câmara Municipal de Olímpia, vereador Flávio Olmos, apresentou na sessão do último dia 13 um projeto de lei que prevê isenção ou redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para moradores de vias que apresentem buracos, falhas na pavimentação ou ausência de iluminação pública. A proposta foi deliberada recentemente e encaminhada às comissões permanentes da Casa.

A medida, segundo o autor, busca estimular a eficiência dos serviços públicos de zeladoria e garantir mais justiça na cobrança do imposto municipal.

“O cidadão paga IPTU porque quer ter uma rua sem buracos e com iluminação. O projeto propõe que, se em até três meses após o pedido formal a Prefeitura não resolver o problema, o morador possa ficar isento do imposto naquele exercício”, afirmou Flávio Olmos durante a sessão.

Pelo texto, o contribuinte que identificar más condições na via onde está localizado seu imóvel poderá protocolar requerimento junto à Secretaria de Obras. O órgão terá até 90 dias para realizar a manutenção solicitada. Caso o reparo não seja feito dentro do prazo, o benefício fiscal será concedido ao proprietário ou possuidor do imóvel.

Durante a apresentação, Olmos destacou que o projeto não tem caráter punitivo, mas visa garantir maior responsabilidade do poder público com o contribuinte.

“É uma forma de valorizar o cidadão que paga seus impostos e de incentivar uma resposta mais rápida da administração”, explicou.

O presidente da Câmara ainda reconheceu o trabalho das equipes de zeladoria e da Secretaria de Obras, afirmando que o objetivo da proposta é criar um instrumento de diálogo e cobrança direta, sem prejuízo à arrecadação.

“Tenho certeza de que ninguém vai deixar de pagar o IPTU, porque o secretário Galina atende as demandas com rapidez. É uma forma de melhorar o serviço e dar mais transparência”, completou.

O projeto segue para análise das Comissões de Justiça, Legislação e Redação, e de Finanças e Orçamento, antes de ser incluído na pauta de votação.

--

Muito obrigado. Estamos à disposição na Câmara Municipal.

FONTE/CRÉDITOS: Câmara Municipal/Leornardo Concon
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Câmara Municipal
Olímpia Minha Cidade

Publicado por:

Olímpia Minha Cidade

📍Conheça Olímpia, novidades, lançamentos, parques aquáticos, restaurantes, passeios e muito mais.😄 🧡Sua viagem começa aqui!🧡 🏄 🍕 🛩

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Olímpia Minha Cidade
Olá, bom te ver por aqui! Com o que eu posso te informar hoje?
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR