Olímpia Minha Cidade

Sabado, 26 de Abril de 2025
Olímpia celebra 60 anos do Festival Nacional do Folclore com 60 grupos confirmados das cinco regiões do Brasil

Entretenimento

Olímpia celebra 60 anos do Festival Nacional do Folclore com 60 grupos confirmados das cinco regiões do Brasil

De 03 a 11 de agosto de 2024, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, será mais uma vez o centro do Brasil. Vem aí, o 60º Festival Nacional do Folclore (FEFOL), que, desde 1965, reúne grupos de todo o país, preservando as diversas manifestações da cultura popular.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em 2024, a festa, que possui entrada gratuita e é uma das maiores do Brasil, completa 60 anos de edições ininterruptas, celebrando seu Jubileu de Diamante, conforme o legado deixado pelo saudoso Professor José Sant’anna (1937-1999), idealizador do festival. A realização do evento e a forte ligação da cidade com a preservação do folclore brasileiro garantiram a Olímpia o título oficial de Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017).

Nesta edição comemorativa, o 60º FEFOL traz como tema “Olímpia: solo sagrado do folclore brasileiro”, como uma homenagem a Olímpia, terra natal do festival, bem como aos personagens importantes desta história de 60 anos e ao papel fundamental que o evento tem para o país, perpetuando a tradição e reunindo ao máximo as regiões brasileiras, que dividem o mesmo palco, confraternizando os diferentes sorrisos, valorizando os diversos esforços, contando as inúmeras lutas e histórias e, acima de tudo, respeitando todas as culturas que formam o gigante Brasil.

O FEFOL é uma oportunidade única de viajar pelo Brasil, percorrendo o Norte, o Sul, o Leste e Oeste, em um mesmo lugar. Para isso, 60 grupos de 17 estados, de todas as cinco regiões brasileiras foram selecionados para se apresentar na edição de 2024, que será realizada no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”. São 43 grupos visitantes e 17 grupos de Olímpia, entre folclóricos, parafolclóricos e apresentações culturais. Grande parcela deles fazem parte da história do festival, tendo participado de inúmeras edições, enquanto 10 são inéditos e se apresentarão em Olímpia pela primeira vez.

A programação da festa, durante os nove dias, conta com atividades gratuitas para todas as idades. Tudo começa com um dos momentos mais esperados e emocionantes do FEFOL, o espetáculo de abertura, que, este ano, será realizado na noite no dia 03 de agosto de 2024 (sábado). A apresentação é preparada pela secretaria de Educação e conta com mais de 500 pessoas envolvidas, a maioria delas alunos da rede municipal de ensino, com um enredo inspirado no tema da edição de 60 anos, que homenageia Olímpia e a história do festival.

Com números impressionantes, o 60º FEFOL reunirá mais de 1.800 componentes, entre dançarinos, músicos e equipes de apoio dos grupos participantes, que serão prestigiados por um público estimado em 180 mil pessoas, segundo a Comissão Organizadora, somados às mais de 100 mil visualizações na internet que o festival contabiliza durante as transmissões ao vivo das apresentações noturnas, que alcançam não só o Brasil, mas países de todo o mundo.

Com o desenvolvimento de Olímpia, que é um dos polos turísticos mais importantes do país, recebendo cerca de 5 milhões de turistas por ano, a organização do FEFOL visa fomentar a divulgação para atrair um público cada vez maior e, assim, contribuir com a difusão e preservação da cultura popular brasileira.

“Somos a Capital Nacional do Folclore por lei e temos que honrar este compromisso em perpetuar a vasta e rica cultura do nosso país. Milhões de visitantes vêm para Olímpia aproveitar as atrações de lazer e temos este imenso público para explorar, divulgando a nossa festa maior, que é uma das mais importantes do país e o motivo da sobrevivência de muitos grupos autênticos que existem pelo Brasil. O FEFOL é um legado do Professor Sant’anna e um patrimônio de Olímpia e, por isso, nada melhor que esta edição homenagear Olímpia, que é o solo sagrado desta festa e recebe o Brasil inteiro”, destaca o prefeito Fernando Cunha.

Além das apresentações noturnas de palco, a programação do FEFOL inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais, também ao longo do dia. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa está disponível no site.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do projeto do Governo do Estado – ProAC, da Associação Olímpia para Todos, e patrocínio de empresas olimpienses.

Mais informações:

http://www.folcloreolimpia.com.br

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de Olímpia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Prefeitura de Olímpia
Comentários:
Olímpia Minha Cidade

Publicado por:

Olímpia Minha Cidade

📍Conheça Olímpia, novidades, lançamentos, parques aquáticos, restaurantes, passeios e muito mais.😄 🧡Sua viagem começa aqui!🧡 🏄 🍕 🛩

Saiba Mais

Cadastre-se

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá, bom te ver por aqui! Com o que eu posso te informar hoje?