Para isso, o município abrirá a partir desta sexta-feira, 10 de maio, em todas as Unidades de Saúde, os agendamentos para os exames que serão realizados na carreta do câncer. Este ano, a ação percorrerá as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Referência dos Idosos e o ARE (Postão), com a expectativa de realizar mais de 3 mil exames, sendo quase 2 mil de Mamografia e 1.300 de Papanicolaou. O objetivo da campanha é prevenir e conscientizar a população sobre os riscos dos cânceres de mama e colo de útero, além de incentivar o tratamento precoce.
Para marcar o exame, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.
A Saúde reforça que a mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, sendo que dos 40 aos 49, o exame deve ser realizado anualmente; e dos 50 aos 69 anos, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolaou, a indicação para exames preventivos é para mulheres de 25 a 64 anos.
Vale ressaltar que a marcação dos exames será limitada, de acordo com a disponibilidade de vagas e horários oferecidos pelo projeto da carreta. Todos os exames são gratuitos e realizados com o apoio da equipe da secretaria de Saúde.
Para preparar os profissionais do município que atuarão na carreta, na manhã de ontem, 8 de maio, foi oferecida uma capacitação e reunião de alinhamento junto a equipe do hospital, realizada no plenário da Câmara Municipal de Olímpia, ajustando os detalhes finais da ação.
Comentários: