A segunda noite do 60º Festival Nacional do Folclore de Olímpia, nesse domingo (04), contou com a presença ilustre da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, que veio a Olímpia, no ato representando o governador Tarcísio de Freitas, para conhecer e prestigiar o maior encontro do folclore brasileiro.
A secretária, que visitou o FEFOL pela primeira vez, foi recepcionada no Recinto pelo prefeito Fernando Cunha e pela secretária municipal de Turismo e Cultura, Raquel Crepaldi Righetti. No roteiro da visita, Marília conheceu as exposições com acervo e conteúdo audiovisual do novo Museu do Folclore e assistiu ao documentário da Fundação Roberto Marinho que conta a história do festival, prestando uma homenagem ao professor José Sant’anna.
No palco, o prefeito saudou e agradeceu a presença do Governo do Estado como apoiador do Festival, através do Proac (Lei de Incentivo Fiscal), ressaltando que Olímpia é o solo sagrado do folclore brasileiro.
“O Governo do Estado já nos autoriza captar em mais de 50% dos recursos investidos no Folclore, via patrocínios do ProAc. E hoje a secretária aqui, pode presenciar a quantidade de grupos e de pessoas que participam, mais de 1.800 figurantes do Brasil inteiro, e isso dá respaldo para que o Estado continue nos apoiando. Cada vez mais, Olímpia vai crescer com o Folclore e o Estado sempre junto,” disse o prefeito.
Em sua saudação, a secretária Marília Marton demostrou a alegria de conhecer e vivenciar o Folclore nesta edição especial de 60 anos.
“É muito importante para nós do estado de São Paulo, saber que uma cidade que já foi tão pequena e tão grande como é hoje, ser conhecida mundialmente por ser a Capital Nacional do Folclore e receber o folclore brasileiro. Aqui, não está representado só o estado de São Paulo ou a cidade de Olímpia, mas sim todos os brasileiros de todos os diferentes “Brasis”. E ter aqui 17 estados representados, mais de 60 grupos, é um grande acontecimento. Eu quero agradecer ao prefeito, enquanto secretária da Cultura, por acreditar no folclore, principalmente no folclore raiz. É importante para nós, ter um poder executivo que acredita na cultura do povo e na cultura do país”, reforçou a secretária.
Nessa segunda noite de festival, o Recinto registrou a presença de mais de 10 mil pessoas, que aproveitaram para passear e apreciar o folclore brasileiro de norte a sul do país. Ao todo, 17 grupos se apresentaram no palco. A programação gratuita continua até o próximo domingo, dia 11 de agosto, e pode ser consultada pelo link https://tinyurl.com/Programacao-FEFOL2024.
As apresentações noturnas também podem ser acompanhadas em tempo real pelos canais oficiais do FEFOL, no Youtube e Facebook.
CANAIS OFICIAIS:
http://www.folcloreolimpia.com.br
http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial
http://www.instagram.com/fefoloficial
https://www.youtube.com/FolcloreOlímpia
Comentários: